BlogLivros

12 dicas para escrever um livro

Todos nós pensamos ter um livro pessoal em algum momento de nossa vida, seja uma pura obra da imaginação ou relatos de histórias de nossa vida.

Mas a realidade é que os escritores de verdade escrevem e, geralmente, publicam seus livros, enquanto os demais apenas adiam esta atividade, pensando ser ela inatingível.

Viemos aqui para dizer que você pode. E preparamos esse artigo para te ajudar a realizar este sonho.

Escrever um livro não é uma tarefa tão complicada. Exige, claro, disciplina e conhecimento de algumas técnicas e princípios para produzir uma obra de qualidade.

1 – Busque a sua motivação

A motivação é aquilo que nos leva a fazer algo. É mais fácil realizar as tarefas do dia-a-dia porque temos motivações nítidas.

2 – Decida sobre o que é o livro

Pense no seu livro em termos de início, meio e fim. Qualquer coisa mais complexa irá te deixar perdido.

3 – Defina uma meta diária

Definir uma meta diária dará a você algo para cumprir. Ela deve ser pequena e atingível e assim você pode atingir seu objetivos todo dia e se manter motivado.

4 – Defina um período de tempo para trabalhar em seu livro todo dia

Consistência torna a criatividade mais fácil. Você precisa de um prazo diário para fazer seu trabalho – é assim que você termina de escrever um livro. Quando for hora de escrever, é hora de escrever.

5 – Escreva sempre no mesmo lugar

Faça do seu local de escrita um local especial, então quando você entrar nele, estará pronto para trabalhar. Ele deve lembrá-lo do seu compromisso para terminar o livro. 

6 – Escreva um livro curto

O pensamento de escrever uma obra de 500 páginas pode ser paralisante. Em vez disso, escreva um livro menor de poemas ou contos. 

7 – Comece com um blog 

Obter feedback rápido e com frequência ajuda a evoluir na escrita. 

8 – Tenha uma lista de inspirações

Você precisa ler para manter novas ideias fluindo. 

9 – Obtenha feedbacks 

Nada dói mais do que escrever um livro e ter de reescrevê-lo, porque você não deixou ninguém dar uma olhada. Tenha alguns leitores confiáveis para ajudar a diferenciar o que vale a pena escrever. 

10 – Seja consistente nas entregas

Alguns dias é fácil escrever, outros não. 

Tenha paciência e inspire-se.

11 – Comprometa-se com a entrega

Não importa o que aconteça, termine o livro. Defina um prazo final e nunca, nunca mesmo o coloque na sua gaveta. A pior coisa que poderia acontecer seria você desistir depois de tudo escrito. 

12- O livro está pronto?

A pós-produção é tão complexa e importante quanto todo o processo de escrita. Nessa hora vem os ajustes finais, os procedimentos que antecedem o envio para a gráfica e a publicação do seu livro.

Se tiver a sorte de ter uma editora trabalhando por você, muitas delas farão modificações para adequar o livro no ponto de vista comercial, tendo em vista as preferências do público para o qual aquele material é destinado.

Agora, se você está trabalhando por conta própria, terá de apostar na autopublicação. Nesse caso é válido contratar profissionais independentes para obter ajuda na finalização de arte da capa, diagramação e preparação do arquivo para a gráfica.

Chegado o momento da impressão, estamos prontos para atendê-lo.

Somos especialistas em impressão de livros com diversas opções de acabamentos. Estamos prontos para auxiliar na escolha do tamanho, tipo de papel, entre outros direcionamentos, desde o orçamento até a composição completa do livro impresso. E mais: atendemos pequenas e grandes tiragens, você pode se sentir à vontade para imprimir as quantidades dentro da sua realidade.

Traga a sua história, o seu livro, para a Gráfica Natal. 

Compartilhe este post