Os rótulos e as etiquetas influenciam na experiência do cliente com a marca.
Apresentar um produto para o cliente é sempre um desafio no ponto de venda, especialmente em meio a gôndolas repletas de concorrentes.
É no rótulo que mora o segredo do sucesso, nele constarão informações importantes que ajudarão o consumidor a se decidir por este ou aquele produto.
Um bom rótulo é aquele que oferece toda a essência da marca, tanto por meio da arte quanto pela disposição da mensagem.
Rótulos e etiquetas não são apenas itens que trazem informações sobre os produtos, mas também formas de atrair a atenção dos consumidores.
Em conjunto com as embalagens, a rotulagem pode servir como uma excelente estratégia de marketing e, até mesmo, ser um diferencial na experiência do cliente.
O que são rótulos e etiquetas?
Os rótulos são as inscrições, imagens, legendas e outros materiais gráficos ou descritivos que estão impressos e colados sobre as embalagens dos alimentos e bebidas. Eles contêm informações sobre o produto vendido, como suas características, ingredientes, qualidades, prazo de validade, fabricante, dentre outros dados relevantes para o consumidor.
Outra opção para identificar o produto são as etiquetas. Muitas vezes adesivas, elas podem conter preço, quantidade, validade, tabela nutricional, origem e dados do estabelecimento que produziu o produto.
A principal função dos rótulos e etiquetas é informar o consumidor para que ele saiba o que está comprando e possa fazer as melhores escolhas.
Mas a rotulagem também pode ser usada como um canal de comunicação e de atração de clientes, assim como servir como uma estratégia de fidelização, de forma que a pessoa identifique rapidamente a marca e opte por comprar novamente o seu produto.
Mas por que os rótulos e etiquetas são importantes na experiência do cliente?
A embalagem e os rótulos, podem ser o primeiro contato do consumidor com sua marca, é importante dar atenção aos elementos visuais dos produtos, já que as decisões de compra não são influenciadas apenas pela qualidade ou preço, mas pela apresentação.
Da mesma forma que é possível usar a embalagem como estratégia de branding, os rótulos e etiquetas são fundamentais na experiência do cliente, pois expressam a identidade da empresa, ajudam a tornar a marca mais conhecida, possibilitam a diferenciação dos concorrentes e mostram o zelo da companhia com o seu produto.
Esses elementos visuais são cruciais na experiência e na percepção do cliente com a sua empresa.
Elementos de design como cores, fontes, linguagem e materiais ajudam a afirmar a identidade da sua marca, trazendo valores emocionais ao produto e despertando desejo no consumidor.
Rótulos de cervejas artesanais, por exemplo, podem transmitir valores do fabricante, assim como sentimentos de exclusividade para aguçar a atração do público pela marca.
Também é válido lembrar que os rótulos e etiquetas informam dados relevantes sobre o produto, dessa maneira clientes com necessidades alimentares especiais podem verificar se aquele alimento serve para sua dieta. Isso pode fazer com que, por exemplo, pessoas com intolerância à lactose optem pelo seu restaurante se observarem pratos que têm a indicação de não terem leite ou derivados.
Entre os principais benefícios dos rótulos e etiquetas para a empresa estão:
Diferenciação da concorrência;
Valorização da marca;
Maior chance de vendagem do produto;
Agregação de valor ao produto;
Visualização de informações.
Produza uma etiqueta adequada ao seu produto
Existem diversos tipos de etiqueta. Para escolher, é preciso analisar primeiramente o produto. Cada item pode ter uma necessidade de material diferente.
Leve em conta as características do seu produto, como a temperatura em que é comercializado, formato da embalagem, dentre outros. Pense em como o produto será transportado, armazenado e consumido. Com esses dados, você pode definir melhor que tipo de material adequado para as suas etiquetas.
Pense no que você deseja comunicar.
Quais são os ideais da sua empresa? Um restaurante de comida saudável, vai ter uma identidade visual diferente de uma rede de fast food.
O design das etiquetas também deve remeter aos objetivos e ao posicionamento da sua marca, de maneira a expressar os valores e a essência do seu serviço ou produto. Assim, vale levar em conta as estratégias de marketing da sua empresa para criar um visual mais adequado.
Preocupe-se com a legibilidade
Também é preciso analisar se a etiqueta vai ficar realmente legível para o cliente. Busque uma disposição harmônica dos elementos de design da etiqueta, busque aplicar simplicidade na transmissão das informações. Reflita se os consumidores realmente vão conseguir entender o que está escrito. É importante não amontoar dados e posicionar bem as palavras, imagens e logotipos, fazendo um uso inteligente do espaço disponível.
Não se esqueça da legislação
Lembre-se ainda que os rótulos e etiquetas de produtos alimentícios devem conter informações obrigatórias de acordo com as normas da vigilância sanitária.
As informações que aparecem no rótulo do seu produto são fiscalizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa):
Nome do produto; ingredientes; tabela dos valores nutricionais; peso líquido, informações sobre a origem e a fabricação do produto; lote e prazo de validade; riscos à saúde e restrições de uso; instruções para preparo, se não estiver totalmente pronto para consumo; marca do fabricante;se for importado, dados do importador.
De modo geral, esse tipo de demanda é indicado para qualquer tipo de negócio ou produto.
Somos especialistas na impressão de rótulos e etiquetas de diversos tipos e alta qualidade, visando ajudar o cliente em soluções modernas e eficientes.
Acreditamos no desenvolvimento de soluções inovadoras, para que os nossos clientes alcancem os melhores resultados.
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