Impressão DigitalImpressão OffsetMídia Impressa

A mídia impressa pode acabar?

Desde a grande explosão do uso da internet, é comum encontrarmos quem diga que a mídia impressa irá acabar. Acontece que isso é praticamente impossível, o tempo passa e este tipo de material ganha novos significados a cada dia, sendo tão importantes quanto a comunicação online. Conheça mais sobre a importância destes materiais gráficos:

Os impressos são uma mídia offline, mas o que é isso? 

A mídia offline, se encontra em um universo palpável, onde você pode utilizar de diversos materiais gráficos para compor a sua comunicação. Alguns exemplos de materiais promocionais são folders, flyers, cartões, cartazes, stoppers de gôndola, materiais para ponto de venda, adesivos, etc. Além disso, você pode complementar com os objetos personalizados da sua marca, como as sacolas de papel e etiquetas.

Já, a mídia online se encontra no ambiente virtual em diversos formatos, uns dos mais conhecidos são os anúncios no Instagram e YouTube. Mas, a maioria das empresas também mantém uma comunicação ativa através das postagens nas redes sociais.

4 benefícios da mídia impressa

Os materiais gráficos possuem uma característica que a internet não tem: eles são permanentes, resistindo ao tempo. Já, no universo online a comunicação é fluída e passa de forma rápida.

  • Faz sua marca ser realmente notada

Se destacar entre várias empresas pode parecer desafiador, mas os materiais gráficos tem esta capacidade, sendo um grande diferencial na hora de ser notado pelo público-alvo.

  • É algo tangível e portátil

A grande característica deste material é que todos são itens físicos, podendo ficar na casa de quem o recebeu por meses ou até anos, dependendo do que se trata. Isso é uma grande oportunidade de reforço de marca, pois dá para o público mais tempo junto com a sua marca. Isso faz com que o nome, cores e até a gama de produtos seja fixada na mente do consumidor.

  • Os materiais impressos agora são o diferencial

Hoje, a principal é a mídia online, então ter uma mídia impressa bem planejada e que reforça sua presença de marca, tornando sua comunicação muito mais interessante. Esta atitude também reforça a ideia de que seu negócio realmente existe.

  • Maior engajamento do público 

Por essa você não esperava, né? Os consumidores ficam muito mais engajados na hora de ler um material palpável do que ao acessar um site, por exemplo. Segundo uma pesquisa do Hubspot, a navegação online dura aproximadamente 15 segundos por página. Diferente de quando se encontra um flyer, por exemplo, onde a duração do envolvimento é muito maior. Isso significa que as pessoas passam mais tempo prestando atenção no seu anúncio impresso.

No universo online a comunicação está cada vez menos textual

Uma das maiores dificuldades em relação a comunicação online é o tempo de leitura, que está cada vez menor. A informação virtual precisa ser rápida e, principalmente, imagética, para você conseguir alguns minutos de atenção do público.
Esta cultura de alta frequência no consumo de conteúdos gera muitas falhas na comunicação, a principal delas é a falta de interpretação de texto. Como a leitura está cada dia mais escassa, as pessoas não conseguem absorver informações mais complexas pelas redes sociais. Aqui entra o papel do material gráfico palpável, nele é possível incluir informações bem completas, pois recebe maior atenção dos espectadores na hora da leitura.

Isso faz com que os impressos possuam uma vida útil mais longa do que a mídia digital. Por exemplo, com um só folder é possível divulgar uma promoção que acontece durante o mês todo. Diferente dos posts de redes sociais, que seriam necessários vários sobre o assunto enquanto a promoção dura.

O que escolher para sua marca?

Os materiais personalizados são sempre indicados, ter a sua sacola, etiqueta, caixa e qualquer outro material que vá na entrega para os cliente ajuda a reforçar a presença da marca. Já os materiais promocionais devem ser utilizados com estratégia, sendo colocados ou distribuídos em regiões onde seu público se encontra. A escolha do tipo de material varia de acordo com as suas necessidades.

Que tal investir nos seus impressos agora mesmo? Entre em contato com a gente, nossa equipe está preparada para te ajudar a encontrar a melhor mídia impressa para o seu negócio!

Compartilhe este post