Sem categoria

As etapas da Produção Gráfica no processo de impressão

Quando se fala em produção gráfica é comum imaginar grandes equipamentos, impressoras modernas e alta tecnologia. Mas antes de chegar a entrar nessas máquinas há uma série de etapas.

A produção gráfica é o conjunto dessas etapas para a materialização de ideias e conceitos criados através de layouts, e isso acontece desde a impressão de um simples cartão de visitas até a produção de catálogos, embalagens e outros materiais mais elaborados.
E para se obter o resultado esperado é necessário analisar qual é o processo de impressão mais adequado com base na estética, resistência do material, tiragem, entre outros.

Acompanhe e conheça a cada uma delas:

1 – Pré-Impressão


A pré-impressão é o conjunto de ações adotadas após a finalização do arquivo e antecede a impressão da arte, com a finalidade de verificar se os arquivos encaminhados pelo designer atendem às condições solicitadas pela gráfica.
Esta etapa tem como sua principal atribuição identificar e corrigir falhas, com a finalidade de atingir uma qualidade superior de impressão e evitar erros.

Um dos processos mais importantes da pré-impressão, é a geração da prova contratual, que servirá para o cliente aprovar a produção, e para quem for produzir, saber o que precisa fazer para que o trabalho atenda as expectativas, sem surpresas.

2 – Impressão


Quando as ideias são materializadas!
É o processo de impressão propriamente dito para o substrato desejado.
Aqui os cuidados com o resultado final são os mais importantes.
Na impressão é possível ainda fazer alguns ajustes a fim de melhorar a qualidade do produto final.

3 – Acabamento


É a última etapa do processo gráfico.
É durante este processo que os últimos requisitos do pedido são finalizados e o impresso recebe sua forma definitiva. Como por exemplo, laminações, aplicação de vernizes, hot
stamping, dobras, colagens, montagens, entre outros processos que dão forma final aos produtos.

Mas essas etapas não caminham sozinhas.
Para que o processo ocorra de forma natural e atenda às necessidades do cliente sem transtornos, antes de chegar à gráfica o correto é o trabalho ter sido brifado por um profissional que conheça de materiais e processos gráficos e que ele tenha sido criado/desenvolvido por um designer qualificado que, além da capacidade de criação, tenha conhecimento prático sobre o fechamento e o envio do arquivo para a gráfica.
Com esses cuidados, não tem como dar erro.

A Gráfica Natal conta com mão de obra especializada para cada etapa do processo produtivo, como: o profissional de pré-impressão, o impressor offset, o operador da máquina de dobras, empacotador, a expedição entre muitos outros.

Estamos prontos para atender os seus projetos e garantir que o seu material tenha a qualidade desejada.

Converse com a gente.
Pode criar que a gente realiza.

Compartilhe este post